terça-feira, 15 de outubro de 2013

Jogos Para Trabalhar Com Crianças Com Deficiência Intelectual  

                         

Jogo das argola 

" Inclusão e o privilegio de conviver com as diferenças" (Mantoan) 

     O jogo proposto e da argola que favorece a percepção, visão motora, onde o professor pode trabalhar a identificação de cores, quantidade e números e também pode enfatizar a questão da reciclagem já que o jogo foi confeccionado com garrafas descartáveis. O professor coloca dentro das garrafas cores diversificadas, cada uma com um numeral, a criança joga a argola a certando vai dizer o número e a cor, e quem acerta mais vezes e o vencedor.
     E um recurso lúdico que possibilita conceitos básicos e como as crianças com deficiência intelectual tem dificuldade em assimilar conteúdos abstratos e uma maneira através do materiais concretos desenvolver seu cognitivo e se relacionar-se melhor com o meio em que está inserido. Como ressaltar: VYGOTSKY (1998) “E enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança. No brinquedo, o pensamento está separado dos objetos e a ação surge das ideias e não das coisas: Um pedaço de madeira torna-se um boneco e um cabo de vassoura torna-se um cavalo. O brinquedo e um fator importante nas transformações internas do desenvolvimento da criança”.
     A criança necessita brinca, pois e um momento indispensável para seu desenvolvimento, lúdico, emocional e intelectual da criança. E a criança com deficiência intelectual não e diferente e uma forma de expressar seus sentimentos apesar de atrasos em seu desenvolvimento cognitivo e motor, as atividades lúdicas precisam fazer parte do seu cotidiano, em virtude de estimular as suas habilidades cognitivas e motoras trazendo uma grande contribuição para o seu desenvolvimento intelectual. De acordo com VYGOTSKY (1998) “A arte de brinca pode ajudar a criança com necessidade educativas especiais a desenvolver-se, a comunicar-se com os que a cercam e consigo mesma”. 
     A criança começa a usar o seu imaginário através das brincadeiras e vai se desenvolvendo suas habilidades no contexto escolar e social, Segundo Piajet 1975:” Valoriza a pratica lúdica para que o desenvolvimento infantil seja harmonioso, pois tal atividade propicia a expressão do imaginário, a aquisição de regras e a apropriação do conhecimento”.
     As intervenções do professor e muito importante para colaborar com os conhecimentos que propiciara a criança com deficiência intelectual desenvolver seu raciocínio através das atividades lúdicas, aprendendo a trabalhar em grupo para que se construa novas atitudes, comportamentos mostrando o sentido da competição e favorecendo socialização e cooperação.
     As atividades lúdicas se torna uma ferramenta significativa para o professor estimulando a criança com deficiência intelectual a participar das atividades educativas instigando seus conhecimentos cognitivos que contribuirá para sua autonomia e seu processo de aprendizagem.
     IDE (2008):” Os jogos educativos ou didáticos estão orientados para estimular o desenvolvimento do conhecimento escolar mais elaborado: Calcular, ler e escrever. São jogos fundamentais para acriança deficiente mental por inicia-la em conhecimentos e favorecer o desenvolvimento de função mentais superiores prejudicadas”.  
     Portanto as atividades lúdicas se for bem planejada pelo professor todo mundo pode se beneficiar-se, se tiver conhecimento da importância da aprendizagem do aluno com discrepância para facilitar o acesso dos conteúdos e as atividades educativa. A criança com deficiência intelectual tem as mesma oportunidades que as crianças ditas “normais”. O jogo e uma maneira de incluir de acordo com a especificidade de cada criança com parceria com o professor da sala comum procurando sempre alternativas que ajude a desenvolver a capacidade de assimilar os conteúdos abordados. Pois o jogo e de utilidade para o desenvolvimento da criança como para transformar conteúdos em atividades prazerosas e interessantes, sabendo que ele tem um sentido a aprendizagem.        

Jogos de quebra-cabeça


O quebra-cabeça também e um recurso de suma relevância onde o professor trabalha a percepção motora,a concentração,habilidades visuais e a criatividade.