terça-feira, 21 de maio de 2013

Educação Inclusiva


Educação Inclusiva
           



           A lei de diretrizes e bases da Educação Nacional (LDB),no 9.394/46 (Brasil,1996),no Capítulo III,art.4º ,inciso III, diz que é dever do Estado garantir o “atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidade especiais, preferencialmente na rede regular de ensino”
           Atualmente, já se tonou uma realidade nas redes públicas de ensino, alunos com necessidades especiais frequentarem a escola em sala de aula com inclusão. Isso é importante para que,” independentemente do tipo de deficiência e do grau de comprometimento, possam se desenvolver social e intelectualmente na classe regular” (BENITE,PEREIRA ,2011,P.48).
           Isso com certeza é um avanço em relação ao passado, quando um jovem portador de necessidades especiais era excluído da sociedade, sendo mantido somente dentro de sua casa, além de não receber nenhum tipo de educação e de não participar de contatos ou atividades sociais, muitas vezes até mesmo sendo maltratado.
           Além dos professores que não são bem preparados, as próprias instituições de ensino não contam com recursos físicos e didáticos que visam atender as necessidades desses alunos. A educação inclusiva no Brasil ainda está em seu estado embrionário, e sabemos que o apoio e o investimento dos governos são necessários. Toda via, esperamos que o contínuo aprimoramento de projetos nesse sentido, tanto na formação, como na formação continuada de professores, com o tempo sane ou pelo menos minimize os pontos decadentes do atendimento. 

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