sexta-feira, 29 de novembro de 2013

 Áudio Descrição ou Descrição Uma Ferramenta Para a Acessibilidade

        ''Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades..."           (Charles Chaplin)

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/2010/lingua_portuguesa/charge_escola.jpg

A áudio descrição ou descrição possibilita o deficiente visual está inserido no meio social proporcionado que eles participem de cinema, teatro e televisão onde as informações visuais são fundamentais para sua socialização. Conforme Packer(1996) “Por exemplo, a AD auxiliaria a aquisição de conhecimentos sobre o mundo visual, especialmente aqueles ligados a normas de interação social (linguagem, corporal, estilos de roupas, etc). Tornaria a experiência com a TV mais agradável e educativa. Proporcionaria um sentimento de maior independência, igualdade e inclusão e desobrigaria familiares e amigos da tarefa de descrever os programas (Franco Silva,2010, p.28).
A linguagem é fundamental para o deficiente visual aumenta a percepção, chama a atenção para detalhes as vezes despercebidos, e como o indivíduo cego não pode contar com mesmo acesso visual e ilustrações, o professor tem que utilizar estratégias que motivem impulsionar a novos conhecimentos. De acordo VIGOTSKI (2000) “Que a sua ausência ou deficiência não impede o desenvolvimento embora possa limitar, principalmente, a sua dimensão social”.
A descrição é um recurso de inclusão dando autonomia a pessoa cegas a participação de atividades que colabora para seu conhecimento e interação. Assegurando o deficiente visual condições de acessibilidades favorecendo seu desenvolvimento, derrubado concepções que os cegos não entendem e vivem na escuridão.
É importante ressaltar que áudio descrição abri um leque de conhecimento a ser propostos pelo professor do AEE e o professor da sala comum, com intervenções especificas pois poderão contar com esse recurso de  descrição que facilita que a pessoa cegas tenha as mesmas oportunidades, pode planejar atividades enriquecedoras através da descrição.
O professor pode utilizar essa atividade pedagógica em prol de uma aprendizagem que instiga o aluno a participar de forma ativa, com questionamento sobre o vídeo através de uma roda de conversa abordando a charge possibilitando o aluno a narrar a história ou criar uma nova com dramatização, explorando a linguagem de forma dinâmica para chegar a ler e escrever com desenhos dos personagens a partir da sua imaginação, estimulando seu raciocínio garantindo uma ação pedagógica direcionada a aprendizagem.
Salientando que os conteúdos devem estar em consonância com a especificidade de cada aluno. Portanto as ações pedagógicas torna-se mais eficaz, quando estão atrelada a construir a potencialidade e habilidade do aluno com deficiência na construção da auto-estima que beneficia sua identidade. 

 https://www.google.com.br/search?q=charge+com+descri%C3%A7%C3%A3o+para+deficiente+visual&sa=X&tbm=isch&tbo=u&source=univ&ei=NTKbUvioLoO3kAe4koGoBA&ved=0CFsQsAQ&biw=1024&bih=665#q=charge+com+discri%C3%A7%C3%A3o+para+deficiente+visual&tbm=isch&facrc=_&imgdii=_&imgrc=AXqrlA9WXmX63M%3A%3B4-GH83S_S3Va2M%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F-_jMDn8raFbU%252FUfbxXp9vekI%252FAAAAAAAAfmw%252FNK_eISCyf8E%252Fs1600%252Fquadrinho-inclus%2525C3%2525A3o-cegueira.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.ideiacriativa.org%252F2012%252F04%252Frevista-em-quadrinhos-inclusao-de.html%3B720%3B473

Essa charge deve ser trabalhada com toda a escola despertando nos aluno o respeito ao próximo garantindo a integração do deficiente visual no meio social e mostrar que pelo fato de ser cego não significa que seja surdo ou tenha outras limitações.
Sugestões de link para vocês visitarem, são excelentes. 
www.midiace.com.br
www.audiodiscricao.com.br
 



3 comentários:

  1. Muitas vezes ficamos tristes quando vemos alguns professores ignorarem aquele aluno que tem deficiência por achar que ele não é capaz, e pensamos o quanto uma pequena atitude pode mudar aquela situação de total exclusão para uma atitude de aceitação e valoração. A audiodescrição é um ato que pareçe simples, mais bastante significativo para o aluno com deificiência visual, pois garante que ele tenha acesso a certos momentos que antes lhe eram tirados. Boa sua escolha, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. A audiodescirção é de suma importância no processo de inclusão de pessoas com deficiência visual, pois possibilita uma melhor compreensão de tudo a sua volta, contribuindo de forma significativa o acesso a uma vida social com oportunidades iguais.Parabéns pela indicação.

    ResponderExcluir
  3. A charge sendo uma ilustração humorística/descontraída e trata de temas atuais, vejo como uma excelente proposta de audiodescrição à ser adotada, não só em sala de aula mas, com toda a equipe escolar, com o objetivo de desmistificar a ideia erronia, que infelizmente, muitos tem a cerca de alunos com DV como mostra o exemplo acima. Parabéns adorei!!

    ResponderExcluir