Áudio Descrição ou Descrição Uma Ferramenta Para a Acessibilidade
''Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades..." (Charles Chaplin)
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/2010/lingua_portuguesa/charge_escola.jpg
A áudio descrição ou descrição possibilita o deficiente visual está inserido no meio social proporcionado que eles participem de cinema, teatro e televisão onde as informações visuais são fundamentais para sua socialização. Conforme Packer(1996) “Por exemplo, a AD auxiliaria a aquisição de conhecimentos sobre o mundo visual, especialmente aqueles ligados a normas de interação social (linguagem, corporal, estilos de roupas, etc). Tornaria a experiência com a TV mais agradável e educativa. Proporcionaria um sentimento de maior independência, igualdade e inclusão e desobrigaria familiares e amigos da tarefa de descrever os programas (Franco Silva,2010, p.28).
A linguagem é fundamental para o deficiente visual aumenta a
percepção, chama a atenção para detalhes as vezes despercebidos, e como o
indivíduo cego não pode contar com mesmo acesso visual e ilustrações, o
professor tem que utilizar estratégias que motivem impulsionar a novos
conhecimentos. De acordo VIGOTSKI (2000) “Que a sua ausência ou deficiência não
impede o desenvolvimento embora possa limitar, principalmente, a sua dimensão
social”.
A descrição é um recurso de inclusão dando autonomia a
pessoa cegas a participação de atividades que colabora para seu conhecimento e
interação. Assegurando o deficiente visual condições de acessibilidades
favorecendo seu desenvolvimento, derrubado concepções que os cegos não entendem
e vivem na escuridão.
É importante ressaltar que áudio descrição abri um leque de
conhecimento a ser propostos pelo professor do AEE e o professor da sala comum,
com intervenções especificas pois poderão contar com esse recurso de
descrição que facilita que a pessoa cegas tenha as mesmas oportunidades, pode
planejar atividades enriquecedoras através da descrição.
O professor pode utilizar essa atividade pedagógica em prol
de uma aprendizagem que instiga o aluno a participar de forma ativa, com
questionamento sobre o vídeo através de uma roda de conversa abordando a charge
possibilitando o aluno a narrar a história ou criar uma nova com dramatização, explorando
a linguagem de forma dinâmica para chegar a ler e escrever com desenhos dos
personagens a partir da sua imaginação, estimulando seu raciocínio garantindo
uma ação pedagógica direcionada a aprendizagem.
Salientando que os conteúdos devem estar em consonância com
a especificidade de cada aluno. Portanto as ações pedagógicas torna-se mais
eficaz, quando estão atrelada a construir a potencialidade e habilidade do
aluno com deficiência na construção da auto-estima que beneficia sua
identidade.
Essa charge deve ser trabalhada com toda a escola despertando nos aluno o respeito ao próximo garantindo a integração do deficiente visual no meio social e mostrar que pelo fato de ser cego não significa que seja surdo ou tenha outras limitações.
Sugestões de link para vocês visitarem, são excelentes.
www.midiace.com.br
www.audiodiscricao.com.br
Muitas vezes ficamos tristes quando vemos alguns professores ignorarem aquele aluno que tem deficiência por achar que ele não é capaz, e pensamos o quanto uma pequena atitude pode mudar aquela situação de total exclusão para uma atitude de aceitação e valoração. A audiodescrição é um ato que pareçe simples, mais bastante significativo para o aluno com deificiência visual, pois garante que ele tenha acesso a certos momentos que antes lhe eram tirados. Boa sua escolha, parabéns!
ResponderExcluirA audiodescirção é de suma importância no processo de inclusão de pessoas com deficiência visual, pois possibilita uma melhor compreensão de tudo a sua volta, contribuindo de forma significativa o acesso a uma vida social com oportunidades iguais.Parabéns pela indicação.
ResponderExcluirA charge sendo uma ilustração humorística/descontraída e trata de temas atuais, vejo como uma excelente proposta de audiodescrição à ser adotada, não só em sala de aula mas, com toda a equipe escolar, com o objetivo de desmistificar a ideia erronia, que infelizmente, muitos tem a cerca de alunos com DV como mostra o exemplo acima. Parabéns adorei!!
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