“Incluir significa promover e reconhecer o potencial inerente a todo ser humano em sua expressão: a diferença”
Analisando a história das pessoas com deficiência no Brasil, percebemos a reprodução de preconceitos, discriminação por parte da sociedade com pessoas com deficiência múltipla e SurdoCegueira que impossibilita muitas vezes a participação social e educacional. Hoje com a perspectiva de inclusão tem se mudado essa visão que segrega e subestima o aluno com deficiência múltipla e surdocegueira.
A surdocegueira é uma deficiência única em que o indivíduo apresenta perda da visão e da audição. É considerado surdo cego a pessoa que apresenta essas limitações independente do grau das perdas auditivas e visual. A surdocegueira pode ser congênita ou adquirida.
SurdoCegueira Congênita: A criança que nasce ou adquire a surdo cegueira antes da língua.
SurdoCegueira Adquirida: através de uma doença.
Segundo o autor MCINNES (1999) as pessoas surdo cegas estão divididas em quatro categorias:
Pessoas que eram cegas tornaram surdas;
Pessoas que eram surdas e se tornaram cegas;
Pessoas que se tornaram surdo cegas;
Pessoas que nasceram surdo cegas antes de terem aprendido alguma linguagem.
Deficiência múltipla é quando uma pessoa apresenta mais de uma deficiência. “É uma condição heterogênea que identifica diferentes grupos de pessoas, revelando associações diversas de deficiências que afetam, mais ou menos intensamente, o funcionamento individual e o relacionamento social.” (MEC/SEESP, 2002).
As pessoas com deficiência múltipla apresentam características específicas, individuais, singulares e não apresentam necessariamente os mesmos tipos de deficiência, podem apresentar cegueira, deficiência mental, auditiva, intelectual e autismo.
Uma das barreiras enfrentadas está na comunicação dessas pessoas e nos professores devemos concentrarmos em descobrir as potencialidades e possibilidades para trabalhar com esses alunos. Como diz Hallanan e Kauffman (1994) “nós não devemos deixar que as incapacidades das pessoas nos impossibilitem de reconhecer as suas habilidades.”
As necessidades dos surdo cegos e das pessoas com DMU se concentram nem encontrarmos mecanismos e recursos que favoreça a aprendizagem da leitura através de símbolos, gestual e verbal, contribuindo para sua interação no âmbito escolar. O trabalho pedagógico deve estar sempre em busca de melhores metodologias a partir da especificidade de cada um.
Ressalta o fascículo 05 (SurdoCegueira e Deficiência Múltipla) que:
As pessoas com deficiência múltipla lançam desafios a escola e aos profissionais que com elas trabalham no que diz respeito a elaboração de situações de aprendizagem a serem desenvolvidas para que sejam alcançados resultados positivos ao longo do processo inclusivo.
Diante da realidade percebemos que estratégias utilizadas para aquisição da comunicação é fundamental mais que deverão está voltada para singularidade de cada um com respeito a cada aluno com DMU e surdo cegueira.[...] “A comunicação é o aspecto mais importante e por isto deve-se focar nele toda atenção... já que é o ponto de partida para chegar a qualquer aprendizagem.” (SERPA, 2002, p. 2).
Mais que o processo de comunicação deve acontecer é necessário técnica para orientar o aluno com surdo cegueira utilizando a “mão sobre mão” para orientar em relação a espaço, mobilidade e localização.
É necessário que aconteça no início da infância, onde a estimulação dos sentidos podem ocorrer avanços significativos se forem trabalhados suas habilidades de forma coerente com recursos da Tecnologia Assistiva que visa a autonomia, a independência para uma vida digna, ampliação da comunicação e possam sentir-se incluído no meio social e educacional.
REFERÊNCIA
Fascículo 5. SurdoCegueira e Deficiência Múltipla.
Concordo plenamente com você quando diz que nós professores devemos focar nosso olhar para as potencialidades dos alunos e não nas suas limitações, tenha esse aluno deficiência ou não. No caso das pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla o olhar deve ser ainda mais cuidadoso e atento, já que apresentam dificuldades na comunicação, ao que os alunos tem de melhor para oferecer para que assim sejam potencializadas essas habilidades. Parabéns pelo texto linda!
ResponderExcluirTambém concordo nós professores devemos olhar para as potencialidades do aluno e não suas limitações, todo mundo é capaz desde que sejam oferecidos meios para que ela possa aprender.
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