“Triste não
é mudar. Triste é não ter ideias para mudar”
(Francisco Bacon)
A Educação passou por uma grande
transformação com a escola inclusiva para todos, os alunos com deficiência
passaram a ser visto de outra maneira, como pessoas capazes de conquistar o seu
espaço e desenvolver suas potencialidades.
Ao adentrar nas reflexões do texto “a
regra do senhor Palomar foi aos poucos se modificando”, as concepções sobre a
educação inclusiva precisam ser revistas e deve ser respeitada a singularidade
de cada individuo com um olhar atento a ele. “A escola é muito mais do que o
campo do conhecimento e da aprendizagem, é um lugar de reconhecimento e de pertencimento
da infância (...)” (Maria Fugihu).
A instituição escolar abriu
oportunidades para que essas crianças não ficassem segregadas pelo fato da
deficiência oportunizando o contato com as demais crianças que antes eram
colocadas nas escolas especiais que privava a criança do contato com outras
crianças.
A educação inclusiva no Brasil é uma
realidade mais ainda lenta no contexto escolar, social e precisam ser mais
trabalhadas para que se tenha êxito na inclusão. De acordo com (ABRAMO WICK, 1997)
“A escola não pode tudo, mas pode mais, pode acolher as diferenças. É possível
fazer uma pedagogia que não tenha medo da estranheza, do diferente, do outro
(...)”.
A educação passou por transformações
e as diferenças fazem parte desse contexto, mostrar que a escola inclusiva tem
o seu papel no meio social de inserir, mas não cabe só o professor, mas todos,
buscando maneiras com as possibilidades para que o processo de aprendizagem
aconteça de forma eficiente.
Portanto promover a inclusão é
assegura uma escola acolhedora que aceite as diferenças e através delas passem
a formar uma geração de cidadãos capazes de olhar as diferenças de outra
maneira que possibilite novas descobertas que colabore no desenvolvimento
escolar e social.
Gostei do seu ponto de vista em ralação ao texto "o modelo dos modelos", fez um recorte do texto mostrando os avanços e mudanças da Educação Inclusiva, muito bom, amei!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Conceição, gostei do seu texto, realmente precisamos de escolas acolhedoras que colaborem com o desenvolvimento escolar e social dos alunos com deficiência. Parabéns!
ResponderExcluirBoa noite amiga.
ResponderExcluirEscolas acolhedoras e acessíveis aos alunos com deficiência é uma necessidade urgente, podemos constatar alguns avanços nesse sentido, embora ainda há muito á ser feito. Essa questão é tão importante quanto a reflexão que nos foi proposta por Italo Calvino. Parabéns.