quinta-feira, 26 de junho de 2014

Reflexão do texto O Modelo dos Modelos com o Atendimento Educacional Especializado


“Triste não é mudar. Triste é não ter ideias para mudar”

                                                                (Francisco Bacon)




                                                                             

                                                                     


A Educação passou por uma grande transformação com a escola inclusiva para todos, os alunos com deficiência passaram a ser visto de outra maneira, como pessoas capazes de conquistar o seu espaço e desenvolver suas potencialidades.
Ao adentrar nas reflexões do texto “a regra do senhor Palomar foi aos poucos se modificando”,  as concepções sobre a educação inclusiva precisam ser revistas e deve ser respeitada a singularidade de cada individuo com um olhar atento a ele. “A escola é muito mais do que o campo do conhecimento e da aprendizagem, é um lugar de reconhecimento e de pertencimento da infância (...)” (Maria Fugihu).
A instituição escolar abriu oportunidades para que essas crianças não ficassem segregadas pelo fato da deficiência oportunizando o contato com as demais crianças que antes eram colocadas nas escolas especiais que privava a criança do contato com outras crianças.
A educação inclusiva no Brasil é uma realidade mais ainda lenta no contexto escolar, social e precisam ser mais trabalhadas para que se tenha êxito na inclusão. De acordo com (ABRAMO WICK, 1997) “A escola não pode tudo, mas pode mais, pode acolher as diferenças. É possível fazer uma pedagogia que não tenha medo da estranheza, do diferente, do outro (...)”.
A educação passou por transformações e as diferenças fazem parte desse contexto, mostrar que a escola inclusiva tem o seu papel no meio social de inserir, mas não cabe só o professor, mas todos, buscando maneiras com as possibilidades para que o processo de aprendizagem aconteça de forma eficiente.
Portanto promover a inclusão é assegura uma escola acolhedora que aceite as diferenças e através delas passem a formar uma geração de cidadãos capazes de olhar as diferenças de outra maneira que possibilite novas descobertas que colabore no desenvolvimento escolar e social.


                 



5 comentários:

  1. Gostei do seu ponto de vista em ralação ao texto "o modelo dos modelos", fez um recorte do texto mostrando os avanços e mudanças da Educação Inclusiva, muito bom, amei!

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  4. Olá Conceição, gostei do seu texto, realmente precisamos de escolas acolhedoras que colaborem com o desenvolvimento escolar e social dos alunos com deficiência. Parabéns!

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  5. Boa noite amiga.
    Escolas acolhedoras e acessíveis aos alunos com deficiência é uma necessidade urgente, podemos constatar alguns avanços nesse sentido, embora ainda há muito á ser feito. Essa questão é tão importante quanto a reflexão que nos foi proposta por Italo Calvino. Parabéns.

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