sábado, 3 de agosto de 2013

AEE A INCLUSÃO DEPENDE DE TODOS



    






       O professor do AEE é uma referência na escola, pois ele tem um papel importante desenvolver no aluno habilidades cognitiva e autonomia. Ele mudou a atuação de alguns profissionais mostrando que a educação necessita ser transformada para que a inclusão seja feita, no âmbito escolar.
       O professor da escola de recursos multifuncional é fundamental nas mudanças ocorridas na criança com deficiência, buscando atividades que estimule sua auto-estima e contribua no processo de ensino aprendizagem.
       O educador da sala comum é atribuído o ensino das áreas do conhecimento e o professor de AEE cabe complementar e suplementar a formação do aluno com conhecimentos e recursos específicos. Também produzir materiais didáticos e pedagógico, tendo em vista as necessidades especificas de cada aluno inserido nas brincadeiras em grupo para que possibilitem a construção de saberes para que a criança não paralise pela insegurança.
       O professor do AEE é significativo na trajetória de seus alunos, com deficiência para atuar em outros espaços de sua vida social, favorecendo e oportunizando a superação das dificuldades e a potencialização da aprendizagem, por isso imprescindível uma articulação entre o professor do AEE e os do ensino comum e os demais profissionais de educação.
      O estudo de caso é de grande relevância para que o professor do AEE possa, criar estratégias que possibilite desenvolver na criança o raciocínio logico e instigar novos conhecimentos. É uma maneira peculiar de conhecer suas potencialidades e dificuldades em decorrência da deficiência. E através das queixas do professor da sala comum e o levantamento das informações coletadas sobre aluno com deficiência que o professor do AEE realizar o seu atendimento focado naquela necessidade.
       O plano de AEE defini o atendimento para os alunos, os matérias que deverão ser confeccionados, e as metas propostas para alcançar o processo de aprendizagem dos alunos, proporcionando atividades que possam inserir o aluno no âmbito social pois a elaboração do plano é uma forma de parceria entre o professor da sala comum e do AEE, onde será feito através de questionamento para atender as necessidades do aluno garantindo a participação e ampliando a sua capacidade de interagir com os demais.
      Portanto o plano é um instrumento que deve ser utilizado para adentrar na avaliação dos alunos aprimorando ainda mais o trabalho na sala de AEE e que possam eliminar as barreiras que impedem o aluno a ter acesso ao que é ensinado na sala comum. 

2 comentários:

  1. Olá Maria da Conceição,concordo com você quando ressalta a importância do professor do AEE para o desenvolvimento da criança com deficiência, é por esse motivo que precisamos nos respaldar com conhecimentos para que possamos desenvolver um trabalho que venha garantir seu desenvolvimento em sua vida escolar como também cotidiana.

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  2. Mª da Conceição,
    parabéns pelo teu Blog. Continua usando esta ferramenta para divulgar as práticas inclusivas da tua escola assim como as tuas descobertas com as Tecnologias Acessíveis.
    Um abr@ço carinhoso
    Formadora Lisete
    NIEE/CINTED/UFRGS/SECADI/FNDE

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