RECURSO PRANCHA DE COMUNICAÇÃO
A prancha de comunicação e um recurso organizado com símbolo
que indicam o assunto que o aluno quer se comunicar.
E um recurso construído pelo professor do AEE e o aluno que
pode ser manuseado na sala comum e onde ele tiver necessidade. Como destaca as
autoras Geisa Leticia Bock, Rita Bersch pag 03, “junto ao aluno, o professor do
AEE experimentara várias alternativas de estratégias e recursos para que as
barreiras ao aprendizado sejam rompidas e será o próprio aluno que colaborara
de maneira definitiva e para a escola do recurso apropriado a sua necessidade”.
A prancha de comunicação confeccionada e um recurso de baixa
tecnologia (TA) com um vocabulário selecionado com todo um respaldo que leve em
consideração os conteúdos trabalhados em sala de aula, e as necessidades da
criança e suas realidades. E um recurso usado para aluno que apresenta
dificuldades na fala, com paralisia cerebral eu impossibilita os movimentos
motores. Que tem a função de ajudar na comunicação com os professores, colegas.
E uma forma de acesso à leitura escrita e desenvolver seu raciocínio.
Possibilitar o professor da sala comum perceber as mudanças e quais
intervenções devem ser feitas em parceria com o professor do AEE. Inserir o
aluno no meio social para que o mesmo possa se expressar através de
brincadeiras, historias, dramatização e sentimentos.
Pode ser utilizada a prancha de comunicação no plano do AEE
se bem planejada e com consonância com as atividades propostas na sala de aula,
ajuda o aluno a realizar as tarefas, abrindo um leque de possibilidades para
criança ampliando sua habilidade facilitando o seu desenvolvimento cognitivo.
Sempre ressaltando que a parceria do professor do AEE com o da sala comum e
fundamental na utilização dos recursos.
Conceição parabéns pela sua escolha, a prancha de comunicação amplia a comunicação e o desenvolvimento cognitivo do aluno com deficiência física.
ResponderExcluirCostumo dizer que esse recurso da Tecnologia Assistiva,dá voz ao aluno, pois quando usado de forma correta, conseguimos perceber a felicidade do aluno, conseguindo expressar o que está sentindo, suas vontades e quando não está bem. Parabéns pelas informações apresentadas sobre o mesmo . Bjs!
ResponderExcluirÈ um recurso que pode ser usado com os mais variados assuntos.....Apresenta uma grande funcionalidade para o aluno com deficiencia física.
ResponderExcluirÓtima escolha colega
É verdade esse recurso da Tecnologia Assistiva “dá voz ao aluno”, pois o aluno pode emitir um som, fazer gestos e sinais entre outras coisas que possam ser compreendidas para realizar a escolha de uma letra.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIvanildo Costa
ResponderExcluirParabenizo a colega pela escolha do recurso da TA. Não resta nenhuma dúvida de que a prancha de comunicação, é um dos recursos que apresenta uma grande funcionalidade e que desenvolve de maneira prazerosa o cognitivo do aluno com DF.
Conceição Nogueira
ResponderExcluirParabéns colega pela escolha desse recurso, apesar de ainda não trabalhar em SRM mas, diante de estudos e pesquisas realizadas, vejo que o uso da prancha é fundamental para o desenvolvimento de alunos que apresentam dificuldades na fala.