quinta-feira, 5 de setembro de 2013

TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA)



RECURSO PRANCHA DE COMUNICAÇÃO 





     A prancha de comunicação e um recurso organizado com símbolo que indicam o assunto que o aluno quer se comunicar.
     E um recurso construído pelo professor do AEE e o aluno que pode ser manuseado na sala comum e onde ele tiver necessidade. Como destaca as autoras Geisa Leticia Bock, Rita Bersch pag 03, “junto ao aluno, o professor do AEE experimentara várias alternativas de estratégias e recursos para que as barreiras ao aprendizado sejam rompidas e será o próprio aluno que colaborara de maneira definitiva e para a escola do recurso apropriado a sua necessidade”.
     A prancha de comunicação confeccionada e um recurso de baixa tecnologia (TA) com um vocabulário selecionado com todo um respaldo que leve em consideração os conteúdos trabalhados em sala de aula, e as necessidades da criança e suas realidades. E um recurso usado para aluno que apresenta dificuldades na fala, com paralisia cerebral eu impossibilita os movimentos motores. Que tem a função de ajudar na comunicação com os professores, colegas. E uma forma de acesso à leitura escrita e desenvolver seu raciocínio. Possibilitar o professor da sala comum perceber as mudanças e quais intervenções devem ser feitas em parceria com o professor do AEE. Inserir o aluno no meio social para que o mesmo possa se expressar através de brincadeiras, historias, dramatização e sentimentos.
     Pode ser utilizada a prancha de comunicação no plano do AEE se bem planejada e com consonância com as atividades propostas na sala de aula, ajuda o aluno a realizar as tarefas, abrindo um leque de possibilidades para criança ampliando sua habilidade facilitando o seu desenvolvimento cognitivo. Sempre ressaltando que a parceria do professor do AEE com o da sala comum e fundamental na utilização dos recursos.       



7 comentários:

  1. Conceição parabéns pela sua escolha, a prancha de comunicação amplia a comunicação e o desenvolvimento cognitivo do aluno com deficiência física.

    ResponderExcluir
  2. Costumo dizer que esse recurso da Tecnologia Assistiva,dá voz ao aluno, pois quando usado de forma correta, conseguimos perceber a felicidade do aluno, conseguindo expressar o que está sentindo, suas vontades e quando não está bem. Parabéns pelas informações apresentadas sobre o mesmo . Bjs!

    ResponderExcluir
  3. È um recurso que pode ser usado com os mais variados assuntos.....Apresenta uma grande funcionalidade para o aluno com deficiencia física.
    Ótima escolha colega

    ResponderExcluir
  4. É verdade esse recurso da Tecnologia Assistiva “dá voz ao aluno”, pois o aluno pode emitir um som, fazer gestos e sinais entre outras coisas que possam ser compreendidas para realizar a escolha de uma letra.

    ResponderExcluir
  5. Ivanildo Costa
    Parabenizo a colega pela escolha do recurso da TA. Não resta nenhuma dúvida de que a prancha de comunicação, é um dos recursos que apresenta uma grande funcionalidade e que desenvolve de maneira prazerosa o cognitivo do aluno com DF.

    ResponderExcluir
  6. Conceição Nogueira
    Parabéns colega pela escolha desse recurso, apesar de ainda não trabalhar em SRM mas, diante de estudos e pesquisas realizadas, vejo que o uso da prancha é fundamental para o desenvolvimento de alunos que apresentam dificuldades na fala.

    ResponderExcluir